Mude...

Mude,
Mude Sempre!
Não importa a velocidade, o que importa é o sentido....
Busque o Novo todo dia,
O novo jeito, o novo gosto, o novo sentimento...
Tente,
Procure razões para ser feliz,
Motivos...
Se não os encontrar, não desista...
Invente-as!
A vida é muito pouco pra ser desperdiçada com nada!
Seja Feliz Sempre!

Buscando...

quarta-feira, abril 01, 2009

Certidão

Certidão

Definição

Certidão é um documento pelo qual se certifica algo de caráter público. Permanente para o requerente e que não se publica.

Propriedades

O documento deve ser escrito em linguagem tabelioa, pode se apresentar em forma de copia de um escrito original, feita por quem é de direito, ou em forma de reconto, através do qual é confirmado o que está escrito nesse original.

Considerações Finais

A certidão também pode ser definida como documento revestido de formalidades legais adequadas. Há diversos modelos de certidão, mas os componentes (reconto) é quase sempre o mesmo.

Partes da certidão

a) Timbre : O órgão fornecedor da certidão deve ter seu timbre no alto do papel tamanho oficio em que ela é passada. b) Titulo : Aproximadamente a três linhas do timbre, escreve-se CERTIDÃO com todas as letras maiúsculas. As certidões podem ser numeradas, se forem, o numero ficara a direita do titulo, após o numero pode vir uma barra inclinada, seguida dos dois últimos algarismos do ano em que foi escrita ( CERTIDÃO Nº 10/89). c) Texto : Inicia três espaços abaixo do titulo, é constituído de um só parágrafo e contém os seguintes elementos: *Eu, seguido de virgula; *Nome civil e cargo ou função da autoridade que vai certificar, entre virgulas; *Indicação do superior que determinou a expedição do documento; *Certifico que; *Indicação da fonte onde consta o registro do que esta sendo certificado; *Consta que; *Transcrição ou reconto do que interessa que seja certificado.Se o texto for transcrito, ficará entre aspas e após a conjunção que vão os dois pontos. O texto poderá começar pela indicação do superior que determinou a expedição do texto. d) Fecho : Terminando o texto ( reconto ou transcrição) , o certificante declara ser verdadeiro o que recontou ou transcreveu. Há basicamente duas formas padronizadas de confirmar o que foi certificado: “Por ser verdade, firmo a presente certidão” e “O referido é verdade, e disso dou fé”. A frase de encerramento vem em continuação do texto( sem parágrafo). e) Localidade e data : Escritas em seqüência ao texto ou em linha nova e parágrafo, com todos os números por extenso. f) Assinatura : Feita logo abaixo do texto, sem repetir o nome datilografado, uma vez que ele já consta no inicio do texto. Há ainda uma série de cuidados relativos á feitura de uma certidão: *Para evitar fraudes, a certidão é escrita em linhas corridas. *Os números devem ser escrito por extenso. *Se o redator cometer erro, pode corrigi-lo de duas maneiras: usando o recurso do “digo” entre virgulas, quando perceber imediatamente o erro, e o recurso do “Em tempo: onde se lê...leia-se...”, no final do texto, se erro só foi percebido quando o texto está inteiramente escrito ou datilografado.

Exemplo de Certidão em forma de reconto


Serviço Público Federal

Universidade Federal de Santa Catarina

Campus Universitário- Trindade –Caixa Postal 476

CEP- 00009-900- Florianópolis- Santa Catarina

Telefone: (xx) 190-0000 – Telefax: (xx) 191-0000

CERTIDÃO Nº 20/CCL/90

Eu, Teresinha Tereseira, Secretária do Curso de Psicopatia, por ordem da Coordenadora do Curso, certifico que, no Boletim de Pessoal da Universidade Federal de Santa Catarina de vinte e quatro a trinta de março de mil novecentos e noventa, á pagina trinta e sete, consta que, através da Portaria nº 048/Preg/90, o Pró-Reitor de Ensino de Graduação resolve aprovar o currículo do Curso de Letras – Habilitações: Licenciatura em Javanês e Turco com as respectivas literaturas; Bacharelado, com opção em Indu e Senegês; e Secretario Executivo Bilíngüe em Hebraico e Aramaico. Segue-se a descrição do currículo do curso, com a indicação do código e nome das disciplinas, do numero de créditos e dos pré-requisitos para cada fase das três habilitações. Por ser verdade, firmo a presente certidão. Florianópolis, dez de setembro de mil novecentos e noventa e dois.

(Assinatura)

Ondas Longitudinas Estacionarias

Uma onda em física é uma perturbação oscilante de alguma grandeza física no espaço e periódica no tempo. Ondas que permanecem no mesmo lugar são chamadas ondas estacionárias, como as vibrações em uma corda de violino. Ondas longitudinais são aquelas em que a vibração ocorre na mesma direção do movimento; um exemplo são as ondas sonoras.

Os "nós", ou seja, os espaços em que a partícula não se movimenta, estão marcados por um "N". Um "A" significa um "antinó", ou seja, um espaço onde as partículas oscilaram com amplitude máxima. Note que um tubo com um lado aberto existe sempre “nó”,um já em um fechado, existe um “antinó”!

Uma onda, em um tubo fechado, ao chegar à extremidade pode comprimir as camadas de ar da barreira existente. Nessa extremidade a pressão poderá variar com a amplitude máxima da onda, e a extremidade fechada é um antinó de pressão.

Uma onda de pressão é refletida em uma extremidade fechada de maneira similar a que uma onda transversal é refletida na extremidade livre da corda, sendo assim uma onda longitudinal de pressão é refletida em uma extremidade fechada sem mudança de fase. Se uma compressão incide na extremidade fechada será refletida pelo tubo na forma de compressão.

O mesmo efeito ocorre no caso de uma onda longitudinal propagando-se em uma mola, que é refletida na extremidade fixa: uma onda de compressão é refletida como onda de compressão.

A tentativa da onda incidente de comprimir o ar na extremidade do tubo causa uma rarefação deste, que se propaga de volta ao longo do tubo, então uma onda longitudinal de pressão é refletida em uma extremidade aberta com uma mudança de fase de 180º.

As ondas senoidais propagam-se ao longo do tubo, refletidas na extremidade, comportando de acordo com a extremidade do tubo: se aberta como um nó de pressão, se fechada como um antinó de pressão.

Suponha que a fonte do trem de ondas seja um alto-falante colocado na extremidade oposta do tubo, o movimento do alto-falante envia uma onda compressiva ao longo do tubo e a superposição das ondas incidentes e refletidas estabelece um padrão de ondas estacionais, como no caso de ondas transversais em uma corda. Se a freqüência (comprimento da onda) da fonte for selecionada para um valor particular que dependa do comprimento do tubo, então será formado um padrão de onda estacionaria ao longo do tubo, se houver um nó de pressão na extremidade do alto-falante, então uma grande quantidade de energia será devolvida.

Quando um tubo é excitado por um alto-falante em uma das extremidades e é aberto na extremidade oposta, esta extremidade do alto-falante é um nó de pressão em ressonância e a extremidade aberta se assemelha a um nó de pressão.

No primeiro modo de oscilação, o comprimento L do tubo é igual a λ/2, onde λ é o comprimento de onda da onda gerada pelo alto-falante para estas condições particulares de ressonância. O comprimento da onda é, portanto, 2L, e a freqüência correspondente é f = v/ λ = v/2L.

Quando o tubo tem uma extremidade aberta e outra fechada, a extremidade fechada tem de ser um antinó de pressão, no primeiro modo de ressonância o comprimento L do tubo é 1/4 λ e por isso, a fonte deve estar gerando uma onda cujo comprimento da onda é 4L Desse modo o comprimento da onda se modifica de forma que agora L é 3/4 λ, e com isso, λ= 4/3 L.

Podendo ser expresso assim: λn = 4L/n n = 1,3,5......

Observe que apenas os valores impares aparecem neste caso, às freqüências de ressonância correspondente são:

f = n.v/4L, n= 1,3,5....(tubo fechado)

As freqüências de ressonância obtidas com as equações determinam as notas musicais tocadas nos instrumentos de sopro. A verdadeira localização do nó na extremidade aberta do tubo não é exatamente na extremidade, a onda avança ligeiramente no meio alem do tubo, de modo que o comprimento efetivo do tubo é um pouco maior do que seu comprimento real e as freqüências são um pouco menores.

Para tubos estreitos de formato cilíndrico, a correção do comprimento é grosseiramente igual a 0,6R , onde R é o raio do tubo. Para um tubo aberto nas duas extremidades, a correção deve ser aplicada em ambas. Para um tubo de comprimento 0,6 e raio 1 cm a menor freqüência sem a correção de extremidade é 286 Hz se o tubo for aberto e 143 Hz, se for fechado, com a correção seriam 280 Hz e 142Hz, as correções são pequenas , mas muito importantes.

domingo, março 29, 2009

Carbonato de Bario,Sulfato de Bario

Carbonato de Bário BaCo3 Carbonato de bário em pó é denso e branco e é fabricado a partir do mineral bário (BaSO4) ou de cloreto de bário. Subsequently a precipitation process is used to get the carbonate form. Posteriormente, um processo precipitação é usado para obter o formulário de carbonato. There are several crystalline forms of BaCO3, alpha is the most stable. Existem várias formas de BaCO3 cristalina, alfa é o mais estável. BaCO2 vai quebrar muito mais facilmente em BaO vidro para construção .The carbonate will dissolve into the melt intact if present in small amounts (eg 5% or less). O carbonato irá dissolver a derreter em intacta se presente em pequenas quantidades Even if present in larger amounts, the glaze matrix can solidify with both types, one acting as a flux; the other as a refractory filler, opacifier and matting agent (especially in low temperature glazes). Mesmo se presentes em quantidades maiores, os esmaltes matriz pode solidificar com ambos os tipos, um agindo como um fluido; os outros como um refratário enchimento, opacifier esteiras e agente Barium carbonate produces gases as it decomposes and these can sometimes cause many pinholes or blisters in glazes. Carbonato de bário produz gases, uma vez que decompõe e estes muitas vezes podem causar bolhas nos esmaltesIn art ceramics barium carbonate is popular for the production of classic barium crystal mattes. Na arte cerâmica do carbonato de bário é popular para a produção de cristal mattes clássico de bário. These are dependent on adequate kiln temperatures and a slightly reducing atmosphere to decompose the material to yield BaO. Estes são dependentes do forno temperaturas adequadas e de uma ligeira redução atmosfera para decompor o material para produzir BaO. Barium carbonate is commonly added to clay bodies in small amounts (0.2-0.8%) to halt fired surface scumming or efflorescence It is slightly soluble in water and provides Ba++ ions to link with SO4-- ions in the water to form BaSO4 (barium sulfate). Carbonato de bário é comumente adicionado aos órgãos argila em pequenas quantidades É pouco solúvel em água e Ba + + fornece a ligação com iões SO4 - íons na água para formar BaSO4 (sulfato de bário ). This new sulfate molecular form is much less soluble (2-3 mg/L), so it stays internal (rather than migrating to the surface during drying). Esta nova forma de sulfato molecular é muito menos solúvel (2-3 mg / L), de modo que permanece interno (ao invés de migrar para a superfície durante a secagem). BaCO2 vai quebrar muito mais facilmente em BaO vidro para construção (BaCO3 será, no entanto decompõem facilmente durante vidrado fusão em uma redução atmosfera). The carbonate will dissolve into the melt intact if present in small amounts (eg 5% or less). O carbonato irá dissolver a derreter em intacta se presente em pequenas quantidades. Sulfato de Bário BaSo4 Sulfato de bário é um sólido cristalino branco com a fórmula química BaSO4.É pouco solúvel em água e outros solventes tradicionais, mas é solúvel em ácido sulfúrico concentrado. É muito comum em minerios de barro. O sulfato de bário tem uso presente na fabricação de papéis fotográficos, pigmentos artificiais de marfim, celofane, enchimento de borracha, linóleo, fibras e resinas, papel, tintas, pigmento para a coloração de papel colorido e é usado como pigmento verde em fogos de artifício. Todavia, o Sulfato de Bário é a principal forma de contraste artificial aos procedimentos de exames radiográficos do Sistema Digestório apresentando-se sob a forma de Sulfato de Bário Fino e Espesso. Os principais exames realizados com este contraste são o enema opaco, a radiografia de esôfago, estômago e intestino(s) e dos vasos da base do coração. A absorção desta substância, tanto por via oral quanto por via retal, pode levar a reação tóxica, que surgem nas primeiras horas após o uso. Cloreto de Prata AgCl O cloreto de prata é um sal insolúvel. E que é o precipitado de cor branca. Disponível na forma de sólido cristalino branco. É fotossensível. A cor muda para verde-azulado escuro depois de prolongada exposição à luz. É insolúvel em água, mas podem ser dissolvido em soluções de amônia, cianeto de potássio e tiocianato de sódio. Aplicações: filmes e chapas fotográficas, eletrodos para medidores de pH. Massa específica: 5590 kg/m3. Ponto de fusão: 455ºC. Módulo de elasticidade: 20 GPa. Coeficiente de Poison: 0,4. Coeficiente de expansão térmica a 20ºC: 3,1 10−5. Constante dielétrica: 12,3 a 1 MHz. Índice de refração: 1,98 a 10 µm, 2,02 a 20 µm. Sulfato de Amônia(NH4)2SO4 Normalmente disponível em forma de pó branco, é um sólido cristalino de estrutura rômbica, inodoro e de sabor salgado. Solúvel em água e insolúvel em álcool e acetona. Absorve umidade do ar. Produz o gás amônia na reação com álcalis. Algumas aplicações: como fertilizante nitrogenado. Nutriente de microorganismos para produção de enzimas. Aditivo em alimentos para melhorar aspecto. No beneficiamento de couros. Produção de outros compostos. Em papéis resistentes à chama. Na produção de pós para extintores. Na produção de persulfatos. Agente de cura de resinas para chapas de madeira. Como aditivo em banhos de tinturas para tecidos. Em alimentos para gado. Na produção de fermentos. O Sulfato de Amônio apresenta algumas vantagens sobre os outros fertilizantes nitrogenados: - fonte mais econômica de enxofre (24%S) - rapidamente absorvido pela planta - contém 21 %N Possui 45% de nutrientes essenciais para o desenvolvimento da planta e tem a vantagem de poder ser misturado a outros fertilizantes, formando misturas de concentração variável, ou aplicado isoladamente em coberturas, sem risco de perdas. Massa específica: 1770 kg/m3. Ponto de fusão: 235-280ºC (decompõe). Solubilidade a 20ºC: 75 g em 100 g de água. pH: ≈5 (solução 100 g em 1 l de água).

O Engenheiro Agrícola Na Indústria de Maquinas Agrícolas

O Início: Ford E Ferguson, Um Casamento em Prol Da Engenharia

Em 1920, Henry Ford, filho de agricultores, já produzia tratores dentro dos padrões da época, mas em campo eles não apresentavam desempenhos satisfatórios. A solução apareceu quando Harry Ferguson desenvolveu um dispositivo capaz de fazer um trator leve e de baixa potência ser mais eficiente que um trator pesado e de alta potência. Nascia assim o engate de três pontos. A união de idéias e ideais, entre Ford e Ferguson, representou o marco inicial da popularização da moto mecanização da agricultura e constitui um bom exemplo de como o trabalho de um Engenheiro Agrícola pode e deve somar-se à atividade de produção de máquinas.

* Afinal, Quem é o Engenheiro Agrícola?

O engenheiro agrícola é o profissional que busca solucionar problemas que afetam o desenvolvimento do agronegócio, fornecendo soluções de engenharia necessárias ao aumento de produtividade, diminuição de custos, a preservação e a conservação dos recursos naturais envolvidos. A engenharia agrícola é responsável por todas as atividades que envolvem partes estratégicas, de projetos, de racionalização e sustentabilidade da atividade produtiva rural e agroindustrial.

A Indústria De Máquinas Agrícolas No Brasil

O processo de mecanização agrícola deu-se em grande parte devido ao êxodo rural. Um numero cada vez menor de agricultores precisavam alimentar um numero cada vez maior de pessoas. Sendo assim, seria preciso inúmeros “braços” para produzir a medida da demanda, aí entra a mecanização. Uma jornada de 10 horas na enxada pode ser feita em poucos segundos com um trator. Um dos desafios para a Engenharia Agrícola Brasileira é desenvolver soluções próprias, uma vez que as maquinas e os conhecimentos técnicos foram desenvolvidos nos paises do Hemisfério Norte. O parque industrial brasileiro é composto por 400 indústrias, sendo a sua maioria de pequeno e médio porte, produzindo principalmente insumos. As grandes empresas são responsáveis pela produção de tratores e máquinas automotivas. A recuperação do agronegócio brasileiro está influenciando positivamente na indústria de máquinas agrícolas. O setor apresenta crescimento significativo na produção e nas vendas. A produção de máquinas agrícolas cresceu 33% em um ano. No primeiro trimestre do ano foram produzidas 19 mil máquinas agrícolas, as vendas também aumentaram, cerca de 54,6%. Alguns trabalhos realizados no Brasil na área de maquinaria agrícola objetivam levantar informações e gerar indicadores, de forma a auxiliar e facilitar a análise de tecnologia dos produtos, pelos usuários. Como resultado de uma destas pesquisas foi editado o livro Máquinas e Implementos Agrícolas do Brasil. O Brasil é um dos países que apresenta maior oportunidade e possibilidade de crescimento no seguimento agrícola, em função da demanda mundial por alimentos e pela disponibilidade de área e capacitação técnica que o país hoje atingiu. Os setores de pré-processamento e armazenamento de produtos agrícolas possuem boas oportunidades. Aumenta também a procura por profissionais autônomos que atuem como consultores, orientando o produtor na compra e na manutenção de equipamentos.

O Engenheiro Agrícola Na Indústria De Maquinas Agrícolas

A indústria de maquinas agrícolas oferece boas oportunidades para os engenheiros agrícolas brasileiros, o conteúdo de trabalho desenvolvido pelo profissional, depende do tamanho da empresa e no setor em que esta inserida.

Na Grande Empresa

Nas grandes empresas, como fabrica de tratores e colhedoras, o engenheiro agrícola deve se destacar por conhecer o produto como um todo. O profissional deve também desenvolver projetos de maquinas de forma satisfatória em campo. Na fase de elaboração do projeto cabe ao engenheiro resolver as características técnicas e operacionais do modelo em questão, uma vez definido o projeto conceitual do produto, ele é encaminhado para outros setores onde ocorrerá o detalhamento e a manufatura. Na grande empresa o engenheiro também, encontra colocação em áreas em que se faz necessário o bom conhecimento do produto e suas aplicações, realizando teste de campo e laboratório, e na área de pós-venda, prestando serviços de assistência técnica e treinamento. Há boas oportunidades nos setores agropecuário e agroindustrial, para trabalhar em pesquisa, geração e desenvolvimento de sistemas de produção e seus componentes tecnológicos. Na grande empresa o engenheiro além de maquinas, pode também, trabalhar em projetos de eletrificação rural.

Nas Pequenas e Medias Empresas

Nas pequenas empresas o engenheiro deve-se destacar nas mais diversas fases do processo industrial. Como parte da sua formação, e por serem equipes pouco numerosas, em empresas de pequeno porte o engenheiro tem a possibilidade de acompanhar seu projeto em praticamente todas as fases, sendo assim o “pai” do produto final. Nessas empresas o engenheiro é chamado a resolver questões que não se limita ao projeto conceitual, estendendo sua atuação ao detalhamento mecânico entre outros. Em algumas empresas e possível encontrar engenheiros agrícolas gerenciando a produção da indústria, muitas vezes por este ser o único profissional disponível.

Curiosidade

A prática da agricultura tem mais de 10 mil anos e é por causa dela que a humanidade chegou aonde chegou. Ao deixar de ser apenas coletor e caçador e passar a produzir seu próprio alimento, o ser humano deu seu mais importante passo sobre a face da Terra. As Cênicas do Solo foram organizadas há apenas 200 anos, com a atribuição de estudar cientificamente a agricultura e também abastecer uma sociedade cada vez mais urbanizada. Um saber agrícola acumulado pela experiência vai se transformando em conhecimento científico - é o engenheiramento do mundo natural

Carne Maturada, Display Refrigerado, Composição Atmosferica

Carne Maturada

O processo que consiste em manter a carne fresca a uma temperatura superior ao ponto de congelamento (1,5o C) é chamado de maturação e torna a carne mais macia e aromática, sendo essa mudança devida, sobretudo à atividade enzimática. Esse processo permite melhorar as características organolépticas e sensoriais da carne, implicando em maior aceitação por consumidores. A temperatura é o fator de maior importância na maturação e são as únicas variáveis que afetam a maturação, e que podem ser controladas. A vida de prateleira da carne maturada é ao redor de 30 dias, se mantida em refrigeração. Dos processos envolvidos no amaciamento da carne, a maturação é a mais usada por ser de fácil utilização e muito eficiente, outra vantagem da maturação e que ela se dá de forma natural, sem o uso de produtos químicos, usando as próprias enzimas existentes na carne para promover as modificações estruturais suficientes para seu amaciamento. A coloração de carnes maturadas permanece modificada, o tempo que permanecer embalado a vácuo, mas voltando ao normal quando da retirada da embalagem.

Display Refrigerado

Os displays refrigerados são usados como forma de armazenamento de alimentos, onde se podem conservar as características dos mesmos devido à baixa temperatura. Também conhecidos como refrigeradores, são usados frequentemente em frigoríficos, também são usados no comércio em geral para manutenção da temperatura adequada á conservação de alimentos, “carnes”, na maioria das vezes. As características organolépticas da carne são os atributos que impressionam os órgãos do sentido, e que dificilmente podem ser medidos por instrumentos. É o caso dos atributos frescor, firmeza e palatabilidade, que envolvem uma apreciação da aparência visual e olfativa e tátil. Do ponto de vista prático, recomenda-se consumir a carne que tenha sido guardada em ambiente refrigerado, em bandejas de isopor recobertas com filme permeável, os mais adequados são os armazenados sob refrigeração em display. Os fatores que influenciam muito a firmeza da carne são a temperatura (quanto mais próximo de –0,5°C melhor) e a capacidade de retenção de água (CRA). Hoje, uma carne, que, além da qualidade óbvia tiver cor, maciez, suculência e sabor assegurados, e que for apresentada nos displays pré-cortada, corretamente embalada, com certificado de origem e indicações de preparo culinário, terá ao mesmo tempo qualidade óbvia e qualidade atrativa.

Composição Atmosférica O²CO²C²H

A composição da atmosfera e sua estrutura vertical possibilitaram o desenvolvimento da vida no planeta. Esta é sua composição, quando seca e abaixo de 25 km é: Oxigênio (BR) ou Oxigênio (PT) (O2) 20,94 %, Dióxido de carbono (CO2) (variável) 0,035 %, Metano (CH4), entre outros. O nitrogênio e o oxigênio respondem juntos por aproximadamente 99% da nossa atmosfera seca. Ambos os gases possuem uma importante associação com a vida. A fotossíntese produz oxigênio quando o dióxido de carbono e água são quimicamente convertido em glicose com a presença da luz solar. Na respiração, oxigênio é combinado com glicose para fornecer quimicamente energia para o metabolismo. Os produtos desta reação são água e dióxido de carbono. O quinto gás mais abundante na atmosfera é o dióxido de carbono. O volume deste gás tem aumentado mais de 25% nos últimos 300 anos. Este aumento é decorrência da queima de combustíveis fósseis, desflorestamento, e outros usos do solo. Esse gás está associado com o efeito estufa. O metano também é um importante gás do efeito estufa. Desde 1750, as concentrações de metano na atmosfera aumentaram mais que 140%. As fontes adicionais primárias de metano para a atmosfera são: cultivo de arroz, animais domésticos, formigas brancas, agricultura, mineração de carvão, extração de gás e óleo.